Na última semana, uma delegação do Gabinete de Relações Internacionais do Governo Popular do Município de Ningbo, situado na província chinesa de Zheijang, visitou o porto de Sines e a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS).
A delegação foi chefiada por Song Yueshun, vice-presidente do município de Ningbo, e composta por sete elementos. Segundo a AICEP Global Parques, gestora da ZILS, a delegação “visitou e ficou a conhecer a oferta de localizações empresariais da AICEP Global Parques, as suas características, e infra-estruturas de apoio”.
Na ocasião, a delegação manteve contactos com o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, o Administrador Executivo da AICEP Global Parques, Silvino Malho Rodrigues, e o Director da ZILS, Miguel Borralho.
Recorde-se que em Outubro de 2016, o Primeiro-Ministro António Costa realizou uma visita oficial à China, durante a qual destacou o potencial estratégico do porto de Sines, e que o Governo já terá recebido manifestações de interesse de grupos económicos chineses (Haitong e China Development Bank) para a construção de um terminal naquele porto. Nessa deslocação foi mesmo formalizado um acordo entre aquelas duas entidades e a AICEP para o desenvolvimento da ZILS, visando a captação de investidores para aquela zona industrial.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística