O curso de Iniciação à Aquaponia é dirigido a profissionais da agricultura e da aquacultura, investigadores, empresários, empreendedores, estudantes nas áreas da biologia, aquacultura e agronomia, por exemplo, e resulta de uma colaboração entre o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e a Aquaponics Portugal.
Em Portugal, a aquaponia é considerada um sector com grande potencial. De entre as 10 profissões com maior crescimento previsto nas próximas décadas, encontram-se duas intimamente ligadas à aquaponia: o agricultor urbano e o piscicultor de aquaponia.
O curso, apenas de formação inicial de aquaponia, pretende difundir as principais técnicas e metodologias de aquaponia, sensibilizando para a importância deste sistema de produção alimentar mais moderno e sustentável que combina técnicas aquícolas e agrícolas. No final da ação de formação, os formandos deverão dominar os aspetos teóricos que permitirão desenvolver a prática dos processos mais comuns ligados ao planeamento e instalação de um sistema aquapónico, sua manutenção e exploração como fator produtivo.
Os formadores do curso são Filipe Ribeiro (MARE), Isabel Caçador (DBV-FCUL e MARE), João B. Cotter (Aquaponics Portugal), João Henriques (Urban Grow) e João Lemos (Aquaponia Portugal).
A aquaponia é um sistema de produção de alimentos que combina a aquacultura com hidroponia (cultivo de plantas sem utilização de solo), criando uma solução mais sustentável que os actuais sistemas de aquacultura. No processo de crescimento, os animais produzem nutrientes que vão alimentam as plantas e estas, ao absorver os nutrientes, filtram a água, renovando a sua qualidade para os peixes ou outros animais.
O curso «Iniciação à Aquaponia: Produção de Vegetais e de Peixe de Forma Natural e Sustentável» irá decorrer de 16 a 21 de Março de 2015. Decorre em horário pós-laboral, num total de 24 horas de formação, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e tem um custo de 178,50 euros.
Um comentário em “Curso «Iniciação à Aquaponia»”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Imperioso repensar a formação dos marítimos
- Escola Náutica: a Instituição de Ensino com menor financiamento do Governo
Acho esse tipo de curso virado para a produção sustentável e biologicamente controlada de alimentos muito oportuno e de futuro.
Espero que tenha tido continuidade, pois o anúncio aqui no site é referente a 2015, estando eventualmente interessado, dependendo do calendário e demais condições.