Entra hoje em funcionamento na Zona Internacional de Acesso ao Porto de Leixões o Cartão Único Portuário (CUP), que “funciona como um balcão único para a gestão das credenciais de acesso pontual e permanente a zonas que obrigam à articulação com a Autoridade Portuária e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)”, esclarece a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Além de permitir solicitar, acompanhar e obter uma credencial de acesso, esta solução “envia notificações por correio eletrónico e SMS, para alertar para alguma insuficiência do pedido ou comunicar que o mesmo processo já está concluído”, refere a APDL. Tais notificações significarão menos tempo de espera para os envolvidos e o fim das deslocações por acessos não autorizados, simplificando a credenciação no porto.
Segundo a APDL, até ao próximo mês de Junho, o CUP também servirá para gerir as restantes instalações da administração portuária, como o porto de Viana do Castelo, a Plataforma Logística do Porto de Leixões ou ao Terminal de Cruzeiros. O acesso a esta plataforma será feito através de: https://cup.apdl.pt.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística