Ano foi pautado pela inauguração do Novo Terminal de Cruzeiros, por duas escalas inaugurais, por 85 escalas de navios de cruzeiros e 78.500 passageiros.

Actualmente o Porto de Leixões dispõe de dois cais dedicados a cruzeiros, onde se encontram a Estação de passageiros, um Boutique Terminal, para navios de pequena e média dimensão e o Terminal de Cruzeiros, que foi inaugurado no ano passado. Infra-estrutura que permite que o Porto consiga dar resposta “à maioria dos navios de cruzeiros da frota mundial, quer em trânsito, quer em embarque e desembarque”, refere Marta Sá Lemos, chefe do departamento de Cruzeiros, da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

A prova está no facto de o Porto ter recebido não só duas escalas inaugurais como uma nova companhia de cruzeiros ter iniciado operações nas suas instalações – a Grand Circle Cruise Line.

Mais navios e mais cruzeiristas. Em 2015 o Porto de Leixões recebeu 85 escalas de navios de cruzeiros o que correspondeu a 78.500 passageiros. Números que representam crescimentos na ordem dos 9% e 22% respectivamente – quando comparados com os valores registados em 2014.

Tão ou mais importante é o facto de que dos 85 navios que atracaram em Leixões “22 tinham uma dimensão acima dos 230   e 17 metros acima dos 250 metros”. Como afirma Marta Sá Lemos, estes “últimos não teriam tido possibilidade de atracar no porto se não houvesse o novo Terminal de Cruzeiros”. Outro dado importante prende-se com q média de passageiros por navio. Os valores de 2015 atingiram a fasquia dos 926 versus os 826 de 2014, o que corresponde a um crescimento de cerca de 12%.

Inglaterra (44%), Alemanha (18%), Estados Unidos da América (11%), França e Itália (4% cada) foram os cinco principais mercados emissores a visitar o Porto e Norte, representando 80% do total das entradas pelo Terminal de Cruzeiros.

Convém referir que o novo Terminal de Cruzeiros, em Matosinhos recebeu 41 navios e os restantes 44 atracaram em Leça da Palmeira, no Terminal Norte.

Os números são prova do crescimento registado pelo Porto de Leixões. Como refere Marta Sá Lemos, desde a sua abertura, o novo cais de Matosinhos já recebeu a visita de 167 navios de cruzeiro e mais de 276 mil passageiros. Sendo que a maioria desses passageiros vêm do Reino Unido, seguidos de turistas alemães e norte-americanos.

Para este ano o Porto conta receber 91 escalas de navios, 94 mil passageiros e 40 mil tripulantes. Valores que correspondem a um crescimento de 7% de número de escalas de navios, 20% de número de passageiros e 6% de número de tripulantes.

Importante referir as escalas inaugurais. Serão quatro este ano, a que se junta a entrada, em Leixões, de uma nova companhia de cruzeiros, a Viking Ocean Cruises.

Em Fevereiro o Porto recebeu, pela primeira vez, o Aida Mar, em Abril, “prevemos receber o navio Viking Star, dando início às operações da companhia Viking Ocean Cruises, em Junho prevemos a visita do navio Zenith da Croisieres de France e em Setembro, a Hollanda American Lines traz a Leixões o seu mais recente navio, o Koningsdam”, anuncia Marta Sá Lemos.

O novo terminal e respectivos serviços são a justificativa para o crescimento do número de escala. Em termos de “apoio à navegação, o porto dispõe de serviço de pilotagem com uma equipa de pilotos com formação específica na manobra destes navios, amarração, reboque e operação de manobra da manga móvel. Ao nível do acolhimento aos passageiros e tripulações, o porto disponibiliza de informação turística, Wi-Fi grátis, serviço de câmbios, loja e pier bus, autocarro que faz a ligação em permanência entre o terminal e a cidade de Matosinhos”.

 

 

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill