CPLP

Os ministros do Mar da CPLP aprovaram ontem um plano de acção para a «Estratégia dos Oceanos», numa reunião que decorreu em Díli, sem a presença dos representantes de Angola e Guiné-Bissau.

Numa declaração conjunta, os ministros presentes apelaram à mobilização de recursos financeiros e técnicos para a execução do plano, destacaram o relacionamento da organização com as Nações Unidas, referiram a importância da coordenação inter-sectorial em matérias marítimas, defenderam o papel do sector privado na “expansão da economia azul” e comprometeram-se a trocar informação sobre os temas do mar.

Foram igualmente traçadas prioridades, como a organização de um Atlas dos Oceanos da CPLP e a instalação de um Centro de Estudos Marítimos, e lançada a Feira do Mar da CPLP, o Portal Electrónico da CPLP para os Assuntos do Mar, bem como uma rede de pólos de contacto para tratar a questão do lixo marinho (no quadro da conferência que se realizará este ano, em Lisboa).

A preservação do ambiente marinho, o desenvolvimento de clusters marítimos, a criação de parcerias entre empresas do sector marítimo, a concertação diplomática em assuntos do mar e a adopção de “uma visão integrada e holística destinada a promover o desenvolvimento sustentável dos espaços oceânicos” no âmbito de uma estratégia comum para os oceanos foram outros dos temas considerados pelos ministros presentes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill