Excesso de capacidade no Pacífico gera cortes em serviços de transporte marítimo
COSCON

A COSCO Container Lines Co. Ltd. (COSCON) suspendeu o seu serviço America – Asia Container (AAC), que servia a rota da Ásia para a costa oeste dos Estados Unidos com navios de 8.500 a 10 mil TEU, refere o World Maritime News, citando a consultora Alphaliner.

A redução de capacidade resultante desta medida tendera a ser compensada parcialmente pelo aumento do serviço da COSCO entre a Ásia e costa sudoeste dos Estados Unidos (CEN), com navios de 8.500 a 13 mil TEU.

Esta suspensão do AAC visa conter o excesso de oferta de transporte nas rotas do Pacífico face à diminuição da procura e à queda das tarifas dos fretes. Operado pela COSCON, o serviço envolvia navios da CMA CGM, United Arab Shipping Company (UASC), Hamburg Süd e Pacific International Lines (PIL), ao abrigo de acordos separados.

A esta suspensão vão seguir-se, ainda este mês, segundo o jornal, as suspensões dos serviços CC1, da aliança G6 e os Manhattan Bridge/AAE 3/AUC 2/ASUS da O3/Hamburg Süd. Segundo o jornal, o total de capacidade de transporte marítimo a remover nas rotas do Pacífico atingirá as 16 mil TEU semanais, ou seja uma diminuição de 1% de toda a capacidade anual de transporte nestas rotas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill