Ataque informático impediu a conexão da companhia, mas apenas na América.
Maritime and Port Authority of Singapore

A Cosco Shipping  sofreu, Segunda-feira, um ataque informático que afectou essencialmente as suas operações na região da América, nomeadamente no Porto de Long Beach, terminal da empresa.

Não obstante, segundo o comunicado oficial, “todos os navios da companhia estão a operar normalmente” e “medidas eficazes” já foram tomadas para superar o ataque que comprometeu essencialmente o “e-mail local e a rede de telefone”.

Ainda assim, o ataque, do tipo Ransomware (software que bloqueia o acesso ao sistema e cobra um resgate para o seu restabelecimento), levou a empresa a cortar as ligações com outras regiões para poder investigar a origem e não comprometer eventuais contaminações.

Recorde-se que o último ataque informático deste tipo, ocorrido no ano passado e tendo como alvo a Maersk, obrigou a companhia dinamarquesa a suspender a navegação dos respectivos porta-contentores em rota em pleno alto-mar, bem como a parar as operações nos seus 76 terminais portuários espalhados um pouco por todo o mundo, tendo custado à companhia prejuízos na ordem dos 256 milhões de euros.

Ao que tudo indica, porém, o actual ataque à Cosco não atingiu tal dimensão.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill