COSCO

A COSCO e a American Bureau of Shipping (ABS) de Shanghai assinaram um acordo de cooperação para desenvolver a navegação no Árctico. O seu objectivo é ampliar a utilização da Passagem do Nordeste pela COSCO, explorar a navegação naquela zona e desenvolver navios adequados à navegação no Árctico.

Para Eric Klees, presidente da Divisão da China Continental da ABS, citado por vários meios de comunicação internacionais, “a ABS está entusiasmada em colaborar com a COSCO no desenvolvimento desta rota comercial pioneira”.

Já o capitão Meijiang Cai, director da Divisão de Supervisão de Segurança e Tecnologia da COSCO, igualmente citado na imprensa internacional, considera que “a cooperação entre a COSCO e a ABS vai permitir-nos avançar com novos contributos para uso sustentável das rotas do Ártico”.

A utilização da Rota do Mar do Norte numa viagem entre os principais portos europeus e asiáticos implica uma redução de 4 mil milhas face à rota tradicional através do Canal de Suez.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill