A China COSCO Shipping Corporation Limited já confirmou a assinatura de um acordo para a aquisição de 67% das acções da Autoridade Portuária do Pireu.

A assinatura do acordo foi realizada na Grande Muralha da China, em Pequim, no âmbito da visita de Alexis Tsipras, Primeiro-Ministro Grego, à China, ficando assim a valer os termos negociados inicialmente entre as partes, ultrapassando também as recentes divergências quanto o documento entregue no Parlamento de Atenas para aprovação, não correspondia exactamente ao documento estabelecido anteriormente.

Entretanto, Wan Min,Presidente da COSCO Shipping reafirmou a intenção de desenvolvimento do Porto do Pireu como o maior porto de transbordo no Mediterrâneo, prosseguindo os investimentos em infra-estruturas e quipamentos, transformando-o também num elemento crucial da estratégia da designada nova Rota da Seda bem como de todo um centro logístico determinante entre o centro da Europa, Europa de Leste e os Balcãs.

Por outro lado, Alexis Tsipras, numa entrevista à CCTV, também enfatizou o interesse e a importância dos investimentos chineses na Grécia, afirmando esperar ver esses investimentos na área marítima reforçados, nomeadamente na área portuária e em estaleiros de construção naval, passíveis de serem usados, inclusive, pelos para reparação dos navios chineses, bem como nas linhas ferroviárias como ligação dos portos ao coração da Europa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill