A aquisição de 35% do Terminal de Roterdão pela Cosco representa, no total, um investimento na casa dos 125,43 milhões de euros.
Unifeeder

Numa cerimómia realizada dia 11 passado em Xangai, ficou definitivamente selada a aquisição de 35% do Terminal Euromax de Roterdão pela Cosco, no caso, pela Cosco Pacifc Limited, a operadora de terminais do grupo, num investimento total de 125,43 milhões de euros, correspondendo 41,43 milhões à aquisição directa de acções da ECT, subsidiária da Hutchison Port Holdings Limited, proprietária do Terminal Euromax, e os restantes 84 milhões à assunção de 35% do empréstimo a título de financiamento realizado pela mesma ECT no valor de 240 milhões ao próprio Terminal Euromax.

Este novo investimento da empresa chinesa na Europa enquadra-se na estratégia designada como Nova Rota da Seda, ou «Uma Faixa, Uma Rota», dispndo já, actualmente, de 100% do Porto do Pireu, 20% do Porto de Antuérpia e 20% do Porto do Canal do Suez.

O Terminal Euromax é um dos mais avançados terminais de contentores do mundo em termos de automação, estando localizado na área de Maasvlakte I do Porto de Roterdão, dispondo 1,21 milhões2 de área com um cais de 1 800 metros e uma profundidade de acesso de 16,65 metros, com uma potencial capacidade de movimentação de contentores que pode alcançar os 3,2 milhões de TEU anuais, tendo atingido, em 2015, 2,28 milhões.

Actualmente, o Porto de Roterdão é já também uma das primcipais bases de grupo Cosco Shipping Group na Europa, o que se espera que continue a suceder agora no âmbito da Ocen Alliance.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill