O Governo sul-coreano prepara-se para investir milhões de euros na criação de um modelo experimental que permita introduzir a Inteligência Artificial nos estaleiros de média dimensão
Coreia do Sul

O Governo da Coreia do Sul planeia construir estaleiros inteligentes equipados com a chamada Inteligência Artificial (IA), visando aumentar a competitividade do país nos estaleiros de pequena e média dimensão, refere o Maritime Executive, acrescentando que o BusinessKorea relata a possibilidade de o Executivo de Seul dar início a um estudo de viabilidade sobre o tema ainda este ano.

Diz também o Maritime Executive que serão gastos cerca de 310 milhões de euros no projecto Korean Smart Shipyard (K-Yard), que visa desenvolver o primeiro modelo de simulação de um estaleiro inteligente e instalar uma plataforma baseada na realidade virtual para rastrear o fluxo de produção com recurso à Internet das coisas. Segundo se refere, dois estaleiros farão parte de testes entre 2020 e 2025e os modelos aí desenvolvidos serão aplicados a outros estaleiros.

Refere-se igualmente que o Governo sul-coreano quer recuperar especificamente os mercados de média dimensão de graneleiros e navios tanque da China, espera aumentar a produtividade em 20% e reduzir os custos de produção em 10% com este projecto.

Lembre-se que a Coreia do Sul é responsável por 43% das encomendas de todo o mundo para construção de navios deste ano, superando a China. Todavia, perde o comando nos mercados para estaleiros de média dimensão, tendo conquistado encomendas para apenas quatro navios tanque no primeiro trimestre deste ano e a sua quota do mercado global nesse segmento caiu de 10%, em 2014, para 4% em 2016.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill