O Governo da Coreia do Sul planeia construir estaleiros inteligentes equipados com a chamada Inteligência Artificial (IA), visando aumentar a competitividade do país nos estaleiros de pequena e média dimensão, refere o Maritime Executive, acrescentando que o BusinessKorea relata a possibilidade de o Executivo de Seul dar início a um estudo de viabilidade sobre o tema ainda este ano.
Diz também o Maritime Executive que serão gastos cerca de 310 milhões de euros no projecto Korean Smart Shipyard (K-Yard), que visa desenvolver o primeiro modelo de simulação de um estaleiro inteligente e instalar uma plataforma baseada na realidade virtual para rastrear o fluxo de produção com recurso à Internet das coisas. Segundo se refere, dois estaleiros farão parte de testes entre 2020 e 2025e os modelos aí desenvolvidos serão aplicados a outros estaleiros.
Refere-se igualmente que o Governo sul-coreano quer recuperar especificamente os mercados de média dimensão de graneleiros e navios tanque da China, espera aumentar a produtividade em 20% e reduzir os custos de produção em 10% com este projecto.
Lembre-se que a Coreia do Sul é responsável por 43% das encomendas de todo o mundo para construção de navios deste ano, superando a China. Todavia, perde o comando nos mercados para estaleiros de média dimensão, tendo conquistado encomendas para apenas quatro navios tanque no primeiro trimestre deste ano e a sua quota do mercado global nesse segmento caiu de 10%, em 2014, para 4% em 2016.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo