Nos próximos 12 anos, a Coreia do Sul vai investir 1,1 mil milhões de euros na extensão do hinterland de oito portos até 30 milhões de metros quadrados
DVB Bank

A Coreia do Sul deverá desenvolver um hinterland portuário com uma área total de 30 milhões de metros quadrados até 2030, refere a agência noticiosa sul-coreana Yonhap. Citando o ministro dos Oceanos e das Pescas do país, o mesmo órgão de informação refere que essas áreas serão desenvolvidas em oito portos (Busan, Incheon, Gwangyang, Pyeongtaek-Dangjin, Ulsan, Pohang, Mokpo e Masan), cada um deles com uma capacidade para movimentar pelo menos 10 milhões de toneladas de carga por ano.

Ali se refere também que o objectivo deste ambicioso plano é impulsionar as infra-estruturas logísticas e industriais do país e que a iniciativa deverá gerar cerca de 87 mil postos de trabalho. Já o Maritime Executive recorda ainda que em 2017, as exportações da Coreia do Sul atingiram o seu nível mais alto dos últimos 60 anos, essencialmente impulsionados pelas indústrias de semi-condutores, petroquímica e maquinaria, de acordo com dados do Executivo sul-coreano.

O Maritime Executive recorda também que em Dezembro, o porto de Busam registou, pela primeira vez, o movimento recorde de 20 milhões de TEU, o que fez dele o quinto maior porto do mundo, apesar da perda de tráfego de mercadoria decorrente da falência da Hanjing Shipping. Segundo o mesmo meio de informação, o mesmo porto é a segunda plataforma mundial com maior volume de transhipment, a seguir ao de Singapura.

A agência de informação sul-coreana refere também que até 2030 deverão ser injectados cerca de 1,1 mil milhões de euros para induzir um esforço de produção de 9,2 mil milhões de euros.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill