Foi há 60 anos que Malcolm MacLean fez embarcar o primeiro contentor num navio, no caso, o ex-petroleiro Maxton. Mais de 20 milhões de contentores depois, comemora-se agora o 60º aniversário desse feito.

Como rezam as crónicas, foi a 26 de Abril de 1956 que Malcolm MacLean fez embarcar o primeiro contentor num navio, o ex-petroleiro Maxton, para mudar para sempre transporte marítimo mundial e acelerar a designada mundialização, já então em curso.

A história é conhecida. Malcolm MacLean tinha fundado uma pequena emresa de transpote rodoviário com os seud irmãos Clara e Jim, a MacLean Trucking Co., com ambiciosos planos de ver os seus camiões embarcados em navios ao longo da costa Oeste dos Estados Unidos. Percebendo, porém, o espaço perdido, surgiu a ideia de usar as próprias caixas de transporte nos navios. Assim, decidiu vender a sua empresa de transporte e enveredar pelo transporte marítimo contentorizado, conseguindo um empréstimo de 500 milhões de dólares para adquirir e modificar, em 1956, dois petroleiros da II Guerra Mundial, bem como os respectivos meios de carga e descarga das novas caixas.

Sessenta anos depois, com algumas alterações de padronização dos próprios contentores e muita evolução técnica, são já mais de 20 milhões de capacidade global de transporte das famosas caixas de MacLean dos navios que anualmente viajam por todo o mundo, levando as mais variadas mercadorias no seu interior, algumas das quais a exigirem, inclusive, e sofisticação de uma permanente refrigeração.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill