O processo de identificação de interessados em operar no futuro terminal de importação de gás natural liquefeito (GNL) de Brunsbuettelm, no norte da Alemanha, foi considerado positivo pelo consórcio que irá construir, deter e explorar aquela infra-estrutura. Lançado em 17 de Fevereiro, o processo, conhecido por Open Season, deu origem à assinatura de vários Memorandos de Entendimento com empresas de vários serviços, desde regaseificação a distribuição.
Posteriormente, serão promovidos vários debates com potenciais clientes para a formalização de acordos. Entretanto, decorrem trabalhos de engenharia destinados a obter as autorizações necessárias, que deverão estar atribuídas até ao final deste ano. Se tudo correr como esperado, será tomada uma decisão de investimento no final de 2019, após o que começará a construção do terminal, que deverá estar concluída em 2022.
O consórcio responsável pelo projecto, denominado German LNG Terminal GmbH, é composto pelas empresas holandesas Gasunie LNG Holding B.V. e Vopak LNG Holding B.V. e pela Oiltanking GmbH, uma subsidiária da Marquard & Bahls AG, sedada em Hamburgo, na Alemanha. O seu objectivo é construir um terminal multifuncional que contribuirá para a introdução do GNL como combustível alternativo de baixas emissões no transporte marítimo e rodoviário.
De acordo com Katja Freitag, porta-voz do consórcio, o terminal servirá para abastecer cerca de 10% do mercado alemão de gás e incluirá variados serviços, como carregamento e descarga de navios de GNL, armazenamento temporário do produto, regaseificação e distribuição pela rede de gás natural e GNL através de camiões.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo