A intervenção custou 2,4 milhões de euros, maioritariamente financiados por fundos comunitários
Reforço do cordão dunar entre Ílhavo e Mira

Terminou em 18 de Julho a intervenção da 3ª fase do Reforço do Cordão Dunar entre Ílhavo e Mira e o Desassoreamento da Barrinha de Mira. O Diário de Aveiro recorda que a obra custou 2,4 milhões de euros, dos quais 85% financiados por fundos comunitários e os 15% remanescentes por uma empresa pública “responsável por um vasto conjunto de intervenções na zona ribeirinha da região”.

De acordo com Celina Carvalho, presidente do Polis da Ria de Aveiro, citada pelo mesmo jornal, o reforço do cordão dunar foi executado “com o objectivo da protecção e conservação da linha de costa” e, refere o jornal, “assentou na recarga artificial com sedimentos disponibilizados pela Administração do Porto de Aveiro”. Foi igualmente garantida “a renaturalização do sistema dunar através de plantação de espécies florísticas autóctones e a instalação de regeneradores dunares para fixação de areias”, prossegue o jornal.

Com base em dados do Polis da Ria de Aveiro, o jornal acrescenta que se procedeu ainda à “estabilização do pé de talude do cordão dunar com recurso a enrocamento”, à criação de “três reforços localizados (depósitos de emergência) em Mira” e à instalação de um passadiço com 533 metros. O cordão dunar alvo da intervenção tem 4.100 metros e foram colocados 276.800 metros cúbicos de areia, acrescenta o jornal.

 



Um comentário em “Concluída 3ª fase do reforço dunar entre Ílhavo e Mira”

  1. José Carlos Neves diz:

    Como?
    Entre a Praia do Labrego e a do Areão vão surgir sérios problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill