O Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, anunciou hoje, na Grécia, que cerca de «um quinto – perto de 500 – dos primeiros projectos submetidos» ao Plano Juncker «podem apoiar a economia azul e gerar crescimento azul», valendo perto de 300 mil milhões de euros.
Karmenu Vella falava na inauguração da 8ª Conferência do Dia Marítimo Europeu, em Atenas. Na ocasião, identificou cinco áreas em que a Europa deve agir no âmbito da economia azul: protecção, inovação, investimento, formação e resultados.
Anunciou igualmente uma ronda de consultas sobre a gestão dos oceanos e a sua intenção de organizar, ainda este ano, uma conferência de alto nível dedicado ao financiamento da economia marítima.
Aquele responsável aproveitou para recordar que pelos mares da União Europeia passa 90% do comércio externo comunitário e 37% do seu comércio interno. Acrescentou que o mar europeu representa 500 mil milhões de euros de valor acrescentado bruto anual e 3,5 a 5 milhões de postos de trabalho.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África