Navalria

A Comissão Marítima Federal (CMF) dos Estados Unidos não colocou obstáculos ao acordo da The Alliance, que entrará em vigor no próximo dia 19 de Dezembro, embora só se torne de facto operacional a partir de Abril do próximo ano, refere o World Maritime News. O pedido foi submetido pelos advogados das empresas no dia 4 de Novembro deste ano, não tendo a comissão solicitado elementos complementares.

A The Alliance reúne as empresas Hapag-Lloyd, K Line, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha e Yang Ming. Conforme recorda o jornal, o acordo é aplicável somente às linhas entre os Estados Unidos e outros países, o que significa que a mercadoria transportada por navios desta aliança que não tenha origem ou como destino os Estados Unidos não está sujeita às suas regras.

Ao abrigo do acordo, os membros desta aliança podem partilhar navios, fretes e espaço uns com os outros e até realizar outros entendimentos de carácter laboral entre si.

Sujeito à aprovação de várias entidades reguladoras, o acordo terá uma validade inicial de cinco anos. A rede de serviços da The Alliance abrangerá mais de 24 portos na Ásia, incluindo 10 na China e cinco no Japão, com escalas directas, bem como 20 portos nos Estados Unidos e no Canadá, seis no Norte da Europa,13 no Mediterrâneo, seis no Médio Oriente e seis na América Central e Caraíbas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill