Na Ocean Summit, que decorreu na paragem da Volvo Ocean Race na Race Village, em Cardiff, foram assumidos diversos compromissos para combater o problema dos plásticos nos oceanos, apoiando a iniciativa Turn The Tide on Plastic.
Neste contexto, o Governo galês assinou o compromisso do país com a campanha #CleanSeas da United Nations Environment, juntamente com a World Sailing e o Comité Olímpico Internacional.
Em concreto, lojas da Iceland Foods Group terão máquinas de venda automática que aceitam garrafas de plástico vazias da Iceland e reembolsam os clientes com um vale de 10 cêntimos por garrafa, que será posteriormente usada na loja.
Anne-Cecile Turner, líder do Programa de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race, referiu que “os Ocean Summits estão a elevar a fasquia como um fórum para iniciativas colectivas, criativas e inovadoras para o problema do plástico ambiental que afecta os nossos oceanos”.
“Como uma plataforma, estão a alavancar esta questão premente para a agenda global, enquanto, ao mesmo tempo, aumentam a consciencialização pública. No entanto, para resolver o problema, precisamos manter este ímpeto para poder oferecer uma acção decisiva que crie soluções de longo prazo”, conclui.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra