A CMA CGM está a negociar o desenvolvimento de um novo terminal de contentores no Djibouti com o respectivo Governo, refere o World Maritime News. O projecto representa um investimento inicial de 485 milhões de euros e surge na sequência do fim da concessão da exploração do terminal Doraleh Container Terminal (DCT) à empresa do Dubai DP World pelo Governo de Djibouti.
Segundo o jornal, o novo terminal será designado Doraleh International Container Terminal e começará a ser construído em Setembro, no quadro de uma concessão que deverá ser atribuída em Julho. Levarão dois anos até à sua conclusão e a sua capacidade inicial será de 2,4 milhões de TEU, sem prejuízo de uma expansão para uma capacidade total de 4 milhões e TEU.
Ainda de acordo com o World Maritime News, 85% da construção do terminal será financiada pela Djibouti Ports and Free Zone Authority (DPFZA), com recurso a empréstimos bancários. Os restantes 15% serão financiados pelo futuro concessionário, segundo o CEO da DPFZA, Aboubakar Omar Hadi, citado pelo jornal.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo