A empresa francesa deverá obter a concessão de um novo terminal no Djibouti em Julho e em Setembro deverá arrancar a construção da infra-estrutura. O custo inicial rondará os 485 milhões de euros e será financiado em 15% pela concessionária e no remanescente pela autoridade portuária local

A CMA CGM está a negociar o desenvolvimento de um novo terminal de contentores no Djibouti com o respectivo Governo, refere o World Maritime News. O projecto representa um investimento inicial de 485 milhões de euros e surge na sequência do fim da concessão da exploração do terminal Doraleh Container Terminal (DCT) à empresa do Dubai DP World pelo Governo de Djibouti.

Segundo o jornal, o novo terminal será designado Doraleh International Container Terminal e começará a ser construído em Setembro, no quadro de uma concessão que deverá ser atribuída em Julho. Levarão dois anos até à sua conclusão e a sua capacidade inicial será de 2,4 milhões de TEU, sem prejuízo de uma expansão para uma capacidade total de 4 milhões e TEU.

Ainda de acordo com o World Maritime News, 85% da construção do terminal será financiada pela Djibouti Ports and Free Zone Authority (DPFZA), com recurso a empréstimos bancários. Os restantes 15% serão financiados pelo futuro concessionário, segundo o CEO da DPFZA, Aboubakar Omar Hadi, citado pelo jornal.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill