Aquisição por 2,4 mil milhões de dólares

A CMA CGM anunciou hoje, 7 de Dezembro, o lançamento de uma OPA (Operação Pública de Aquisição) amigável sobre a NOL (Neptune Orient Lines) na Bolsa de Singapura. O encaixe para os accionistas da NOL, detida maioritariamente pelo fundo soberano Singapore’s Temasek Holdings, será de 2,4 mil milhões de dólares americanos (1,3 dólares de Singapura por acção), equivalente a 2,2 mil milhões de euros, e o financiamento assegurado por um consórcio bancário internacional.

Esta é a mais importante aquisição na história da CMA CGM, que aumentará o seu volume de negócios de 16,74 mil milhões de dólares (15,2 mil milhões de euros), a números de 2014, para 22 mil milhões de dólares (20,1 mil milhões de euros). O armador francês passará a ter 563 navios, contra 469 anteriormente, e uma capacidade mundial de 2,399 milhões de TEUs (11,5% da quota mundial), consolidando a 3ª posição entre os armadores mundiais, a seguir à MAERSK (14,9%) e à MSC (13,4%).

No decurso da operação, será mantida a marca American Presidente Line (APL), sob a qual opera a NOL e que é o 12º armador mundial e 1º do Sudeste Asiático, com uma capacidade de 618 mil TEUs e 7.400 colaboradores, e serão reconfiguradas as alianças internacionais entre armadores.

 

 

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill