A CMA CGM adjudicou um contrato de cerca de 130 milhões de euros a um consórcio que inclui a Jan de Nul e as filiais da VINCI Construction, VINCI Construction Grands Projets e EMCC, para a ampliação do porto de Kingston, na Jamaica. O contrato abrange a remodelação, reforço e a adaptação a normas sísmicas de 1.200 metros de cais. Adicionalmente, o consórcio desenvolverá trabalhos de dragagem no canal de acesso ao porto.
Os trabalhos deverão estar concluídos em 25 meses e permitirão aumentar a profundidade do cais para navios de maior porte, para que o porto possa receber porta-contentores de maior capacidade. Uma operação indissociavelmente relacionada com o recente alargamento do Canal do Panamá e representa uma aposta estratégica da CMA CGM na região, já que o porto de Kingston está situado muito próximo do Canal panamiano e no cruzamento de rotas comerciais marítimas Norte/Sul e Este/Oeste.
Importa recordar que desde Julho deste ano, a CMA CGM detém a concessão do porto de Kingston, o que inclui três terminais, com uma capacidade para 2,8 milhões de TEU.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística