CMA CGM

A CMA CGM adjudicou um contrato de cerca de 130 milhões de euros a um consórcio que inclui a Jan de Nul e as filiais da VINCI Construction, VINCI Construction Grands Projets e EMCC, para a ampliação do porto de Kingston, na Jamaica. O contrato abrange a remodelação, reforço e a adaptação a normas sísmicas de 1.200 metros de cais. Adicionalmente, o consórcio desenvolverá trabalhos de dragagem no canal de acesso ao porto.

Os trabalhos deverão estar concluídos em 25 meses e permitirão aumentar a profundidade do cais para navios de maior porte, para que o porto possa receber porta-contentores de maior capacidade. Uma operação indissociavelmente relacionada com o recente alargamento do Canal do Panamá e representa uma aposta estratégica da CMA CGM na região, já que o porto de Kingston está situado muito próximo do Canal panamiano e no cruzamento de rotas comerciais marítimas Norte/Sul e Este/Oeste.

Importa recordar que desde Julho deste ano, a CMA CGM detém a concessão do porto de Kingston, o que inclui três terminais, com uma capacidade para 2,8 milhões de TEU.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill