A indústria dos cruzeiros continua a crescer, revela a sétima edição do relatório Travel Agent Cruise Outlook da Cruise Lines International Association (CLIA) sobre o Inverno 2017/2018, e em linha com a tendência já avançada pelos últimos relatórios, sem sinais de abrandamento. Um dos sinais indicados é o de que para 79% dos agentes de viagens participantes no relatório, as vendas de cruzeiros estão a aumentar.
De acordo com o documento, 41% dos agentes referem que o seu negócio está mais do que 10% acima do que estava há um ano (comparado com 38% dos agentes no último ano) e 22% referem um crescimento de vendas entre 6% e 10%. Entre os que referem vendas positivas ocorreu uma diminuição dos que admitiram não ter ocorrido qualquer alteração nas vendas faca ao último ano.
Outro dado revelado é o de que os clientes dos cruzeiros estão a gastar mais dinheiro. Os agentes de viagens referem que 79% dos clientes dos cruzeiros aumentaram os gastos face ao último ano, quando no ano passado apenas 73% tinham aumentado a despesa.
Refere-se também que o Alasca é o destino mais popular, e é mesmo mais popular do que no último ano. 64% dos agentes de viagens dizem que o Alasca é um mercado em crescimento, quando há um ano apenas 57% o referiam, revelando uma tendência semelhante à do primeiro relatório trimestral, de acordo com o qual o volume de passageiros para o Alasca cresceu 15% em 2017.
Outros destinos que permanece populares são as Caraíbas/Bermudas/México (segundo 43% dos agentes), Europa Mediterrânica e Canadá/Nova Inglaterra (39%), Havai (37%), Austrália/Nova Zelândia e Panamá (35%) e Califórnia/Costa do Pacífico (31%).
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019