Numa declaração conjunta, os presidentes da Rússia e da Finlândia mostraram-se favoráveis ao uso de combustíveis mais limpos na navegação marítima pelo Árctico
IMO

 

A Clean Arctic Alliance (CCA), que defende a exclusão dos combustíveis pesados (heavy fuel oil, ou HFO) no Árctico, congratulou-se com a manifestação de vontade russo-finlandesa sobre a necessidade de adoptar combustíveis mais limpos, como o gás natural liquefeito (GNL), na navegação marítima pelo Árctico.

 

A CCA espera agora que a posição oficial russa sobre os HFO usados no transporte marítimo seja ajustada a esta afirmação dos presidentes Vladimir Putin, do lado russo, e Sauli Niinisto, pela Finlândia, e implementada até Outubro, quando se realizar em Londres a 73ª sessão do Comité de Protecção do Ambiente Marinho (MEPC, na sigla inglesa) da Organização Marítima Internacional (IMO; na sigla em inglês).

 

Até hoje, a Rússia nunca apoiou o banimento de HFO no transporte marítimo por águas do Árctico, que tem considerado um último recurso, preferido antes adoptar outras soluções. A CCA lembrou ainda que a empresa pública de transporte marítimo russa Sovcomflot já assumiu uma posição favorável ao banimento dos combustíveis baseados no petróleo e o fornecedor de combustível a navios Gazpromneft espera acabar com o uso de fuel oil até 2025.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill