No rescaldo da decisão do Tribunal de Haia sobre o Mar do Sul da China, Pequim já veio afirmar reservar-se ao direito de criar Zona de Exclusão Aérea.

Rejeitando totalmente a decisão do Tribunal de Haia sobre o Mar do Sul da China, dando razão às Filipinas, como ontem noticiado, Pequim já veio afirmar oficialmente reservar-se o direito de criar uma Zona de Exclusão Aérea para defesa dos seus interesses e soberania na região.

Não deixando de acusar os Estados-Unidos de intromissão e instigadores das reivindicações de outras nações na região, Pequim acusa ainda as Filipinas de má-fé nas suas reclamações sobre a integridade da sua Zona Económica Exclusiva, considerando-as igualmente como completamente infundadas, não obstante não deixar também de afirmar esperar poderem regressar rapidamente á mesa das negociações bilaterais, tal como proposto, de resto, pelo novo Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, para exploração partilhada dos recursos energéticos e haliêuticos nas áreas em disputa.

Ainda sobre a decisão do Tribunal Arbitral de Haia, Pequim afirma igualmente não poder reconhecer uma decisão política proferida por quatro árbitros Europeus e um quinto Ganês que não possuem qualquer conhecimento da realidade asiática, voltando assim a classifica-la como uma «fantochada», acrescentando ser uma mentira afirmar constituir-se como uma decisão vinculativa e interrogando quem irá garantir a aplicação de uma decisão sem qualquer credibilidade pública.

Para além disso, Pequim declarou ainda esperar que outras nações não aproveitem a decisão para ameaçar a China e exortou a todos para um duro trabalho conjunto para tornar possível encontrar um ponto de acordo de forma a garantir a estabilidade e a paz na região do Mar da China.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill