A China vai apoiar o desenvolvimento de uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) na Ilha de São Vicente, em Cabo Verde, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, após um encontro de trabalho com o homólogo cabo-verdiano, Luís Filipe Tavares, refere a agência noticiosa de Cabo Verde, Inforpress.
Segundo a agência, Wang Yi declarou que “no âmbito da nossa cooperação com Cabo Verde vamos prestar todos apoios necessários para criação da Zona Económica Exclusiva em São Vicente”. Recorde-se que os dois países mantêm relações diplomáticas desde 25 de Abril de 1976 e que uma importante comunidade chinesa trabalha em Cabo Verde, especialmente no comércio.
O governante chinês reconheceu que o seu país está associado a experiências de sucesso na criação de ZEEs, um conhecimento que poderá partilhar com Cabo Verde, “um país que tem uma situação geográfica com o cruzamento da linha marítima muito importante no continente africano”.
Luís Filipe Tavares agradeceu o apoio e considerou que o projecto contribuirá para criar milhares de postos de trabalho no país. O montante a que ascenderá esse apoio só será conhecido depois da realização de estudos de viabilidade, refere a agência noticiosa.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África