A China é a maior nação marítima do mundo, segundo um novo relatório apresentado pela sociedade certificadora e classificadora DNV GL e pela consultora económica Menon Economics durante a feira marítima internacional SMM, no passado dia 5 de Setembro, refere o World Maritime News.
De acordo com o jornal, o documento, intitulado «The Leading Maritime Nations of the World», avalia as 30 principas nações marítimas do mundo em quatro grandes categorias: transporte marítimo, leis e finanças, tecnologia e ainda portos e logística. E baseia-se no relatório «Leading Maritime Capitals of the World» de 2017 da Menon Economics, embora com uma análise mais detalhada sobre a indústria marítima a nível nacional.
Na sequência da análise feita, na qual foi atribuído maior peso ao transporte marítimo, pelo impacto que tem na indústria marítima, o relatório classifica a China como a principal nação marítima, até porque foi a primeira do ranking do documento nas quatro categorias mencionadas. Segundo o jornal, a posição da China é particularmente forte em portos e logística, a que não será alheio o facto de o país deter os principais portos mundiais para granéis e carga contentorizada.
Além dos portos e logística, a China também é forte em transporte marítimo, o que não deve constituir surpresa, pois é o principal país importador e exportador do globo, lembra Erik W. Jakobsen, partner da Menon Economics e co-autor do relatório, citado pelo jornal.
Em segundo lugar estão os Estados Unidos, que foram segundos classificados em todas as categorias, seguidos pelo Japão, em terceiro lugar. Em quarto ficaram a Alemanha (entre os cinco primeiros em três categorias), a Noruega (especialmente forte em lei e finanças e tecnologias marítimas) e a Coreia do Sul (particularmente poderosa em tecnologias marítimas e entre s 10 primeiros em portos e logística).
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo