CE e AEA publicaram relatório sobre qualidade das águas balneares. Em Portugal, mais de 80% das águas balneares foram consideradas excelentes.

A Comissão Europeia (CE) e a Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicaram hoje o Relatório anual da qualidade das águas, que com amostras comparativas provenientes de mais de 21 mil zonas balneares da UE, Suíça e Albânia em 2014.

De acordo com o relatório, 95% das zonas balneares avaliadas na UE cumpriram os requisitos mínimos para a qualidade da água. Em 83% dos locais, a água foi considerada excelente, o que representa uma melhoria de 1% face a 2013.

Em Portugal, num universo de 532 zonas balneares, 451 foram consideradas excelentes, 59 boas, 16 suficientes e 6 medíocres. Chipre, Luxemburgo e Malta apresentaram 100% de zonas balneares excelentes, seguidas pela Grécia (97%), Croácia (94%) e Alemanha (90%).

Num artigo hoje publicado no jornal Público, Karmenu Vela, Comissário europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, recorda que «antes do início da década de 90, apenas cerca de 70% dos locais de águas balneares preenchia as normas mínimas exigidas e apenas 60% dos locais escolhidos tinham uma qualidade de água excelente»

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill