República da Guiné reforça combate à pesca ilegal, não regulada e não relatada
IUU

A Comissão Europeia (CE) retirou recentemente a República da Guiné da lista de países não cooperantes em matéria de pescas, na sequência de melhorias significativas na política de pescas do país e no reforço do seu empenho no combate à pesca ilegal, não regulada e não relatada.

A República da Guiné tinha merecido um “cartão amarelo” da CE em Novembro de 2012 e posteriormente, em Novembro de 2013, recebeu mesmo um “cartão vermelho”. Agora, ao abrigo do Regulamento Europeu sobre Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulada (Illegal, Unreported and Unregulated- IUU Regulation), o país volta a contar com o apoio da CE na luta contra estes fenómenos.

Entre os motivos que levaram a CE a tomar esta decisão, estão a revisão, pela República da Guiné, do seu quadro legal de combate à pesca ilegal, não regulada e não relatada, que conheceu um reforço das penalizações e da monitorização da frota e das águas. Além disso, a República da Guiné ratificou o Port State Measures Agreement, um importante instrumento legislativo da FAO (Nações Unidas) que previne a pesca ilegal nos portos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill