O gasoduto, numa extensão de 900 quilómetros e promovido pela Polónia e Dinamarca, deverá estar operacional a partir de Outubro de 2022 e contribuirá para diminuir a dependência polaca do abastecimento de gás russo
Baltic Pipe

A Comissão Europeia (CE) anunciou que vai financiar em 215 milhões de euros, através do mecanismo Conecting Europe Facility, parte da construção do gasoduto Baltic Pipe, que servirá para transportar gás norueguês para os mercados dinamarqueses e polacos. A infra-estrutura servirá também para transportar gás da Polónia, incluindo gás natural liquefeito (GNL), para os mercados dinamarquês e sueco, refere o Safety4Sea.

Segundo foi anunciado, o gasoduto permitirá que a partir de 2022 seja transportado gás do Mar do Norte para o mercado polaco e Estados Bálticos, bem como consumidores finais de países vizinhos, refere a publicação. E recorda que o gasoduto reduzirá a dependência da Polónia do gás russo. Todavia, lembra ainda que a Polónia mantém um acordo de fornecimento de gás com a russa Gazprom até, precisamente, 2022.

A publicação refere também que a polaca Gaz-System, parceira da dinamarquesa Energinet neste projecto, terá anunciado que o financiamento da CE será alocado à implementação de trabalhos de construção, quer para o gasoduto que ligará os sistemas da Polónia e da Dinamarca, quer para a expansão e melhoramento do sistema de transmissão de gás natural da Polónia.

O Baltic Pipe terá uma extensão de 900 quilómetros, ao longo de um percurso em mar e em terra que atravessará territórios da Dinamarca, Suécia e Polónia. Deverá estar operacional para transporte de gás em Outubro de 2022.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill