A Comissão Europeia (CE) lançou ontem um novo sistema electrónico para todos os Estados membros que visa facilitar autorizações de importação de bens, reduzindo tempos de entrega e preços aos consumidores.
O novo sistema denomina-se Customs Decision Systems (CDS) e permite aos comerciantes lidar com um máximo de 22 aplicações aduaneiras diferentes online através do portal EU Trader.
Segundo a CE, o acesso ao novo sistema é mais seguro do que os procedimentos actuais e permite que todos os importadores da União Europeia (UE) usem o mesmo portal com troca de aplicações entre todas as autoridades aduaneiras relevantes.
No centro do sistema estão modernas tecnologias de informação, que permitem maior eficiência e facilitam o fluxo de mais de três triliões de euros anuais em bens dentro e fora da UE.
O CDS resulta do novo Código Aduaneiro da União, a legislação aduaneira da UE, que entrou em vigor em Maio de 2016.
Mais informação no website da DG TAXUD (DG TAXUD website).
- Desempenho, Inovação e Sustentabilidade dos Portos
- A necessidade de inverter a estagnação do Sector Portuário nacional
- A Boa Ambição da Estratégia «Portos 5+»
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa












