A Comissão Europeia (CE) aprovou no passado dia 6 de Abril um projecto para o desenvolvimento de um TGV Madrid-Extremadura-Portugal (fronteira), avaliado em 312,1 milhões de euros, dos quais 205,1 milhões provenientes pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Reginoal (FEDER).
O projecto insere-se na rede transeuropeia de transportes e respeita a directiva europeia de interoperabilidade do sistema ferroviário das redes transeuropeias de alta velocidade, integrando-se no Corredor Atlântico, que liga Lisboa e Madrid com Paris e outras linhas internacionais em França e na Alemanha.
Na ocasião, a Comissária Europeia para a Política Regional, Corina Cretu, referiu estar satisfeita “por ter aprovado este projecto, que representará um contributo significativo para as comunicações de alta velocidade entre a Península Ibérica e o resto da Europa”.
De acordo com informação da CE, o projecto melhorará a ligação entre Madrid, Extremadura e Lisboa, com melhoria da segurança, aumento da capacidade para pessoas e bens e redução dos tempos de viagem.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística