A Comissão Europeia (CE) apresentou recentemente o pacote marítimo na Comissão dos Transportes e Turismo do Parlamento Europeu. Nesse contexto, a CE apresentou três propostas legislativas destinadas a aumentar a segurança global e simplificar as regras relativas à segurança de passageiros.
De acordo com o Gabinete da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, relatora do PPE para o pacote marítimo, “este debate é o primeiro passo do processo legislativo para a alteração de duas directivas actualmente em vigor, referentes ao registo de passageiros, bem como ao sistema de inspecções para a segurança das embarcações regulares, nomeadamente dos ferries”.
Segundo a mesma fonte, a proposta de Directiva sobre o registo de passageiros prevê que este e o registo de tripulantes “seja transmitido por meios electrónicos, e que em caso de emergência ou acidente permita o acesso imediato à autoridade competente na busca e salvamento”.
O mesmo Gabinete esclarece ainda que “a segunda Directiva em discussão sobre o sistema de inspecções para a segurança das embarcações regulares pretende alinhar a legislação europeia com a legislação internacional da Organização Marítima Mundial e eliminar inspecções e vistorias desnecessárias, baseando-se no novo sistema no risco e não nos navios e nas companhias de navegação”.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África