O levantamento de duas restrições a navios de GNL é uma resposta às necessidades previstas de cruzamento da via e abre novas oportunidades para o tráfego destes navios no Canal do Panamá
Canal do Panamá

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) anunciou o levantamento de duas restrições aos navios de gás natural liquefeito (GNL) a partir de 1 de Outubro de 2018, abrindo caminho a uma flexibilização da navegação deste tipo de navios e a novas oportunidades de trânsito para o GNL no canal, refere o World Maritime News.

Um dos impedimentos agora levantado refere-se à navegação nocturna pelas eclusas, que agora passa a ser permitida aos navios de GNL, à semelhança do que já é autorizado a outros navios. O fim da outra restrição permitirá que dois navios de GNL transitem Gatun Lake no mesmo dia em duas direcções diferentes, quando até agora podiam fazê-lo mas apenas numa direcção.

De acordo com o jornal, estas medidas são uma antecipação das necessidades de trânsito de navios de GNL do Canal do Panamá. Ali se refere também que a navegação de navios de GNL no Canal deve crescer 50% até ao ano fiscal de 2018 face aos números do ano fiscal anterior e que nos últimos dois anos, aquela via acolheu 372 passagens de navios de GNL (uma nota da ACP fala em 358).

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill