A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) assinou, recentemente, um memorando de entendimento (MoU) com o porto de Itaqui, no Brasil, para promover o transporte de cereais e outras mercadorias na rota comercial do Brasil através do canal panamiana rumo a destinos do Oceano Pacífico, segundo o Marine Link.
Itaqui, no Maranhão, é o porto brasileiro mais próximo do Canal do Panamá e tem a infra-estrutura e conectividade necessárias para avançar com este tipo de exportações para a Ásia. Sendo que através deste acordo far-se-ão também actividades conjuntas de marketing, estudos de mercado e troca de informações sobre fluxos comerciais como forma de apoiar programas de modernização e desenvolvimento.
“Com este acordo, o Canal do Panamá pretende promover o uso das eclusas Panamax para o trânsito de cereais provenientes do norte do Brasil e comercializar com os mercados da Ásia”, referiu em comunicado a ACP.
“Estamos ansiosos para estabelecer um relacionamento produtivo enquanto trabalhamos juntos com objectivos mútuos de eficiência e simplificação do comércio global”, referiu o Administrador do Canal do Panamá, Jorge L. Quijano.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística