O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu, reafirmou, ontem, em Lisboa, a importância da “operacionalização célere” do Programa Mar 2020, assegurando que, para o Governo dos Açores, “acelerar o pagamento do POSEI Pescas é a prioridade número um”.
A afirmação vem no seguimento da aprovação, em Conselho de Ministros, a 3 de Março, da resolução que concretiza a implementação do ‘Mar 2020’. Mas, mais que simplesmente permitir a publicação dos regulamentos das medidas de apoio previstas no programa, importa referir a abertura de concursos para os projectos de desenvolvimento local de base comunitária.
Fausto Brito e Abreu deslocou-se a Lisboa para uma reunião com Director-geral da Política do Mar, João Fonseca Ribeiro e, no fim da qual, afirmou que “o Governo dos Açores congratula-se por se ter realizado um Conselho de Ministros dedicado em exclusivo ao mar”.
O Secretário Regional aproveitou para referir o Centro de Observação Oceânica que será implementado nos Açores. “Uma aposta maior no conhecimento sobre o mar irá implicar mais apoios às universidades e aos centros de investigação existentes, valorizando a mão de obra científica qualificada.”
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?