O Conselho Administrativo para a Defesa Económica do brasil decidiu instaurar uma investigação por suspeita de cartelização envolvendo nove dos maiores operadores mundiais de RoRo tendo em vista a fixação de preços e clientes. Uma prática que terá alegadamente ocorrido entre, pelo menos, 200 e 2012, período onde terá supostamente ocorrido com maior mais frequência.
Entre as empresas envolvidas, quer as japonesas Kawasaki Kisen Kaisha (K Line) e Nippon Yusen Kaisha (NYK), bem como a chilena Chile’s Compania Sud-Americana de Vapores (CSAV), assinaram já entretanto um acordo de cooperação com o CADE para esclarecimento da situação com a perspectiva de verem as respectivas acusações caírem durante a investigação que deverá assim centralizar-se sobre as práticas das restantes, ou seja, da italiana Grimaldi, das norueguesas Höegh Atoliners e Wallenius Wilhelmsen Logistic, das japonesas Nissan Motor Car Carriers e Mitsui OSK Lines, bem como da sul-coreana Eukor car Carriers.
A notícia veiculada pela Maritime News, refere ainda a existência de fortes indícios dessas práticas ilegais envolvendo pelo menos cerca de 80 diferentes colaboradres das citadas empresas.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística