A tecnológica portuguesa Bluegrowth, sedeada nos Açores, e a francesa Subsea Tech, especializada na investigação, desenvolvimento e fabrico de ROV, estabeleceram uma parceria estratégica “para expansão de mercado, com foco no sector emergente da aquicultura e das biotecnologias azuis”, refere a empresa portuguesa em comunicado.
Segundo a Bluegrowth, “numa primeira fase, o âmbito desta cooperação vem responder aos objectivos do projecto Ground Zero”, co-financiado pelo Fundo Azul, “que preconiza um piloto em aquaculturas offshore focado em actividades de inspecção e vigilância subaquática, com recurso a tecnologias de posicionamento e visão artificial”.
Para a empresa portuguesa, que irá equipar a robótica da Subsea Tech, uma das cinco principais “a nível mundial no sector da robótica submarina ligeira”, com tecnologia sua de monitorização e controlo industrial de instalações de aquicultura, este acordo é um passo importante no sentido da internacionalização, admite a Bluegrowth.
“Para os investidores da Bluegrowth, este passo firma o alcance internacional da empresa, sendo fruto do know-how de uma equipa que dedicou os últimos anos a diversos projectos de digitalização da economia do mar”, refere a empresa portuguesa.
Além disso, segundo apurámos, para a Bluegrowth, a partir de 2020, o desenvolvimento deste acordo pode representar uma linha de negócio com potencial para um volume de negócios de 3 milhões de euros anuais.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística