A operação de resgate dos 10 tripulantes e quatro peritos que se encontravam a bordo do navio espanhol «Betanzos» encalhado próximo do Bugio foi realizada ontem com pleno sucesso.
Betanzas

A operação, coordenada pelo Capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas (COMAR), envolveu um helicóptero EH-101 da Força Aérea que efectuou o resgate dos elementos de bordo e os transportou para a Base Aérea do Montijo, onde se encontrava uma viatura da Autoridade Marítima para os transportar por sua vez para a Capitania do Porto de Lisboa.

A retirada temporária de bordo da tripulação foi decidida pelo Capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Armador, como medida preventiva de face à previsão de agravamento das condições meteorológicas.

Prevê-se, todavia, o regresso da tripulação ao navio logo que estejam reunidas as condições segurança, dependentes da melhoria do estado do mar, de modo a permitir também que sejam retomadas as manobras de desencalhe do navio.

Entretanto, a Autoridade Marítima Nacional manterá uma monitorização permanente do navio, com equipas em prontidão para alguma eventualidade.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill