Baltic Dry Index terminou a semana nos 635 pontos e a ter o maior ganho verificado num único dia em 2016, com 38 pontos.

O Baltic Dry Index terminou a semana nos 635 pontos e atingiu mesmo, Sexta-feira, o valor de subida mais alto numa única sessão, respeitante a 2016, com 38 pontos, representando também um ganho de 6,37%.

Para essa subida global, contribuiu a subida do indíce dos Capesize, com mais 118 pontos e atingindo agora um total de 949 pontos, significando uma subida de 14,2% em relação à sessão anterior e, ainda mais significativo, de 45% em relação à semana anterior, com o preço médio do frete a subir também 892 dólares para se situar agora nos 7 076 dólares.

O Panamax Index também subiu 27 pontos, mais 3,86% que na sessão anterior, atingindo agora um total de 727 pontos, com a média do preço dos fretes a crescer igualmente 219 dólares para atingir agora os 5 796 dólares.

Entre os pequenos navios, os Supramax subiram 11 pontos, estando agora nos 525 pontos e os Handysize nos 321, com uma subida de 12 pontos.

Apesar dos resultados positivos, alguns analistas da indústria vieram já alertar para o facto de esta boa recuperação poder abrandar no segundo semestre, invocando, entre outros aspectos, o facto da volatilidade do mercado se manter elevada uma vez a recuperação económica mundial estar longe de ser também uma dado adquirido.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill