De 7 a 12 de Maio decorrerá, em Bali, na Indonésia, a 30ª Conferência Mundial de Portos da IAPH (International Association of Ports and Harbors), que, segundo alguns analistas, será o principal acontecimento marítimo do ano.
De acordo com os organizadores, o evento contará com a presença de cerca de mil delegados, incluindo representantes de entidades governamentais, operadores e associações, todos especializados em portos, logística e indústria marítima.
Para todos será uma oportunidade para “partilhar experiências e discutir certas matérias que preocupam os responsáveis portuários em todo o mundo, como os portos verdes e a tecnologia dos portos, bem como o desenvolvimento portuário em cada país”, referem os organizadores.
O encontro incluirá uma grande conferência subordinada ao tema «Enabling Trade. Energizing The World», que numa tradução livre significará Promover o Comércio. Dar Energia ao Mundo.
Os principais tópicos da conferência serão os portos verdes, o efeito das zonas económicas especiais no crescimento dos portos, a conectividade com o hinterland e com a logística multimodal, rotas marítimas, evolução do transporte marítimo e a transformação da indústria marítima indonésia.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística