Autoridades fiscalizou 10 redes e apreendeu duas redes caladas.

Durante o dia 19 de Abril o Comando-local da Polícia Marítima (PM) de Aveiro levou a cabo uma acção de vigilância e fiscalização da orla costeira, entre o sul da Praia do furadouro, concelho de Ovar e a praia de São Jacinto, concelho de Aveiro, numa extensão de 28 quilómetros de praia.

Durante a actividade detectou e fiscalizou redes de tresmalho fundeadas sem o auxílio de embarcação, vulgarmente designadas como majoeiras, utilizadas a partir de terra.

No final da operação as autoridades tinham detectado e fiscalizado 10 redes e recolhido e apreendido duas redes caladas.

Segundo informações disponibilizadas pela Autoridade Marítima Nacional (ANS) as redes ilegais foram transportadas para o Comando-local da PM, onde se procedeu à elaboração do respectivo expediente e procedimento contra-ordenacional. A ANS relembrou que as majoeiras (redes de tresmalho fundeadas sem o auxílio de embarcação) são permitidas nas áreas de jurisdição marítima das Capitanias do Porto do Douro até à da Nazaré, inclusive. No entanto cada pescador pode apenas operar quatro ou oito redes, consoante especificado na licença de pesca, com as quais poderá armar, respectivamente, um máximo de duas ou quatro caçadas. Há ainda um outro requisito. A utilização destas redes é apenas permitida entre 1 de Outubro e 30 de Abril. Excepção feira aos sábados, domingos e feriados. Sendo que os pescadores apenas podem operar na área de jurisdição da capitania onde residem e das capitanias limítrofes, estando estas sempre demarcadas pela Autoridade Marítima Local.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill