Em questão o aumento da competitividade do Porto de Aveiro.

A Administração do Porto de Aveiro tem em curso um investimento de 3,2 milhões de euros, para melhorar as condições operacionais dos terminais de granéis, com vista a incrementar o transporte ferroviário.

Entre as empreitadas para as quais o Porto de Aveiro conta com o financiamento do programa MaisCentro, consta a execução de duas novas vias ferroviárias no terminal de granéis líquidos e uma no terminal de granéis sólidos, decorrendo já, entretanto, a electrificação do ramal ferroviário entre a área portuária e a plataforma intermodal de Cacia, sendo esta realizada com financiamento de fundos europeus.

Em simultâneo, outra empreitada respeito à construção da ligação da esteira de pipelines à nova ponte cais do terminal de granéis líquidos, bem como a implantação de novas redes de águas pluviais e de combate de incêndios, com a instalação de uma nova central de bombagem.

A Administração do Porto de Aveiro salienta a importância do investimento para o reforço da competitividade do Porto de Aveiro nos segmentos de granéis líquidos e sólidos, na medida em que, por um lado, permite conferir às novas pontes-cais melhores condições operacionais, de segurança e de protecção ambiental para a movimentação de granéis líquidos, e, por outro, porque os dota de condições de conexão marítimo-ferroviárias mais eficientes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill