O terminal da Grimaldi do porto de Valência recebeu 11.407 veículos automóveis entre Janeiro e Abril, provenientes de 55 comboios completos, refere o jornal espanhol Transporte XXI com base em dados confirmados pela Autoridade Portuária de Valência.
Estes números representam um aumento de 400% do número de comboios registados no período homólogo de 2015 e de 345% do número de veículos movimentados naquele terminal no mesmo período do ano anterior, deixando antever um tráfego total superior a 34 mil veículos até ao final de 2016, acima das expectativas traçadas até aqui.
De acordo com responsáveis do porto de Valência citados pelo jornal, estes dados reforçam a estratégia adoptada pelo porto nos últimos anos a favor da inter-modalidade e justificam a aposta nas infra-estruturas ferroviárias nos terminais de Dique del Este da Grimaldi e da Ford Espanha.
Segundo fontes da Grimaldi citadas pelo jornal, o porto de Valência recebe em média quatro comboios de automóveis por semana, com veículos da Renault, Iveco e General Motors, “produzidos nas fábricas de Palencia, Valladolid e Saragoça, respectivamente”, destinados a exportação.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística