Aliança fará pressão nas instâncias europeias sobre assuntos de interesse comum
Coectividade multimodal

Diversas associações representativas de diferentes modos de transporte, transitários, operadores logísticos, carregadores, estaleiros, trabalhadores dos transportes, fornecedores de serviços portuários e fabricantes de equipamentos juntaram-se numa aliança para a conectividade multimodal e a logística para o crescimento, refere o World Maritime News.

No total, são 21 entidades que concordaram em cooperar no âmbito de uma Aliança Industrial para a Conectividade Multimodal e a Logística para o Crescimento, vocacionada para emitir opiniões e manifestar expectativas relativamente às políticas da União Europeia (UE) para impulsionar e melhorar a conectividade multimodal e a logística europeias.

Entre os parceiros estão a Federação dos Operadores Europeus de Portos Privados (FEPORT), a Associação de Agentes de Navegação e Ship Brokers da Comunidade Europeia (ECASBA), a Associação dos Armadores da Comunidade Europeia (ECSA), a Associação Europeia de Pilotos Marítimos (EMPA), a Organização Europeia dos Portos de Mar (ESPO) e o Conselho Europeu dos Carregadores (ESC).

De acordo com o jornal, a nova aliança formalizará as suas prioridades numa reunião plenária a decorrer na Primavera de 2017, no entanto adianta já que no seu horizonte estará dar contributos aos decisores políticos da UE, agências relevantes da UE e os coordenadores da Rede Transeuropeia de Transportes.

Entre os tópicos de interesse comum que deverão fazer parte da agenda da aliança, que funcionará na base do consenso, estão a competitividade, a eficiência, a segurança, a segurança e sustentabilidade das cadeias de abastecimento, a logística, a fiabilidade, o transporte de mercadoria e os serviços de manuseamento e fretes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill