Ao fim de quatro anos de intensas discussões, o Parlamento, o Conselho e a Comissão chegaram a acordo para a proibição da pesca de arrasto abaixo dos 800 metros e imposição de limitações até aos 400.
Pescado

Parlamento, Conselho e Comissão Europeia chegaram a acordo para ser completamente banido qualquer acto de pesca de arrasto para além dos 800 metros de profundidade, restringindo-se mesmo esse limite  400 metros de profundidade nas áreas marinhas ambientalmente vulneráveis, tornando-se, neste caso, igualmente obrigatória a entrega de um relatório com o exacto número de corais ou esponjas apanhados e movimentados para outros fundos quando o respectivo total ultrapassar o valor máximo imposto a cada caso.

Para além disso, as novas regras prevêem igualmente que a pesca de arrasto só possa ser realizada nas áreas onde historicamente tal já sucedia (2009-2011), estando a exploração de quaisquer novas áreas sujeitas a aprovação após a realização do devido estudo de impacto mas apenas concedida para um ano e passível de uma única renovação.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill