Os armadores europeus, juntamente com a Royal Belgian Shipowners (RBSA) e a Wartsilla, promovem amanhã, em Antuérpia, um seminário para debater o papel da indústria marítima no caminho para uma economia sustentável e descarbonizada.
De acordo com a ECSA (European Community Shipowners Association), o encontro reunirá armadores, fabricantes de motores, representantes de estaleiros, designers, investigadores, autoridades portuárias e empresas de navegação, que tentarão identificar medidas técnicas destinadas a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa a curto e longo prazo.
Para Patrick Verhoeven, secretário-geral da ECSA, “esta discussão é algo em que os armadores querem participar activamente, visando encontrar soluções para uma economia mais sustentável; estamos comprometidos com a redução de CO2 no seio da marinha mercante mundial, de uma forma realista e ambiciosa”.
Já Wilfried Lemmens, director da RBSA, considera que a associação a que pertence tem desempenhado um papel de facilitador neste processo e observa que “a evolução gradual rumo à descarbonização é uma oportunidade de ouro que deve ser aproveitada pela indústria”.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística