A Arábia Saudita anunciou já a suspensão de toda a exportação de petróleo através do Mar Vermelho depois dos ataques perpetrados a dois dos seus petroleiros por grupos Iemenitas Houthis, tidos como alinhados e aliados do Irão.
HHI

O mais recente ataque ocorreu exactamente há dois dias no Mar Vermelho, não tendo causado todavia avultados danos, segundo um comunicado oficial Saudita emitido após as forças Houthis terem reivindicado igualmente em comunicado haverem alvejado um navio da Marinha Saudita na área.

Ainda de acordo com o mesmo comunicado oficial, o ataque terá sido frustrado devido à pronta intervenção da Frota da Coligação Saudita.

Embora sem grandes esclarecimentos adicionais, o Grupo de Navegação Saudita, Bahri, confirmou igualmente o ataque a um dos seus petroleiros, um VLCC, no Mar Vermelho, referindo apenas os danos sofridos terem sido menores e sem quaisquer consequências quer para a tripulação quer em termo ambientais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill