A Comissão Europeia adiou para dia 29 de Abril a decisão sobre a aquisição da NOL pela CMA-CGM depois da entrega, Quinta-feira passada, de uma nova proposta de concessões para fecho do negócio.
CMA CGM

Aguardando uma decisão da Comissão Europeia no que respeita à análise da observação das adequadas regras antitrust no negócio de aquisição da NOL, Neptune Orient Lines, de Singapura, pelo armador francês, CMA-CGM, o terceiro maior do mundo, este terá entregue, Quinta-feira passada, segundo notícias veiculadas pela Reuters e Bloomberg, uma nova proposta de concessões para fecho do negocio, entre as quais consta exactamente a retirada da NOL da Aliança G6, para a envolver na Ocean Three Alliance onde, além da própria CMA-CGM, se encontram também a UASC, United Arab Shipping, e a COSCO, China Shipping Container Lines.

De acordo com as mesmas fontes, com esta iniciativa, é muito provável que a Comissão Europeia nada mais tenha a opor ao negócio avaliado em cerca de 3,8 mil milhões de dólares e que permitirá à CMA-CGM aproximar-se da Maersk ao reforçar significativamente a sua posição em rotas e mercados-chave, como os do Estados Unidos e na Ásia, depois de liderar já as rotas entre a Ásia e a Europa.

Com uma frota de 470 navios, a CMA-GM opera cerca de 170 rotas mundiais, tendo a NOL, por seu lado, com uma frota de 94 navios a navegarem sob a marca APL, American Presidente Lines, uma operação com cerca de 80 rotas servindo mais de 50 países.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill