O CUP II, ou a nova geração do Cartão Único Portuário, desenvolvido pela APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, já está em funcionamento nos portos de Faro, Portimão e Sines.
Entre as novidades destaque para o melhoramento da optimização dos processos de autorização para acesso às áreas internacionais dos portos. Algo essencial no garante da segurança da área. Adicionalmente o CUP II disponibiliza mais informação de apoio à decisão e está optimizado para funcionar em dispositivos móveis. Para facilitar a utilização o interface foi melhorado, ficando mais user friendly. Por outro lado, a componente de BackOffice foi incrementada, dispondo agora de uma área reservada de empresa para gestão dos seus próprios pedidos.
A integração com a Janela Única Portuária foi melhorada e ampliada, com o CUP II a permitir mais funcionalidades de controlo e despacho, incluindo as componentes respeitantes à Factura Única Portuária e novos formulários electrónicos de listas de tripulantes e passageiros.
Para permitir uma rápida adesão e uma eficaz transição a APS está a promover sessões de formação e esclarecimento junto da comunidade portuária. Estas decorrem em Sines e no Algarve, nomeadamente junto do SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, dos responsáveis das Instalações Portuárias e dos utilizadores em geral.
- Desempenho, Inovação e Sustentabilidade dos Portos
- A necessidade de inverter a estagnação do Sector Portuário nacional
- A Boa Ambição da Estratégia «Portos 5+»
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa












