Com um investimento na casa dos 758 milhões de euros e deverá estar operacional a partir de 2019
APM Terminals

A APM Terminals, do Grupo Maersk, será o operador, por 30 anos, do novo terminal de transshipment de contentores de Tanger Med, o Tanger Med 2, em Marrocos.

Com um investimento na ordem dos 758 milhões de euros, o novo terminal terá um canal de acesso de 18 metros de profundidade e um cais de 2 000, 1 200 dos quais já contruídos pela Autoridade Portuária de Tanger Med, ficando os restantes 800 metros para serem construídos de acordo também com o desenvolvimento do negócio.

Com uma capacidade anual máxima prevista para manuseamento até 5 milhões de TEU, o terminal será também o primeiro terminal de África automatizado, dispondo de um guindaste de operação a cada 100 metros, recorrendo à mesma tecnologia pioneira introduzida no terminal Maasvlakte II de Roterdão.

O terminal terá capacidade de servir os maiores navios da frota da Maersk que será, naturalmente, um dos seus principais cientes e operará em conjunto com o terminal da Maersk de Algeciras que atingiu um volume de operação de 3,5 milhões de TEU e dispõe já da capacidade de receber os novos navios da Maersk de 18 000 TEU.

Nesse enquadramento, a Maersk dominará o transhipment na entrada do Mediterrâneo, tendo em vista, além de África, também os mercados da Europa, Ásia e América, superando os seus mais directos concorrentes, como a MSC e CMA-CGM, cujos terminais em Tanger Med se econtram já no limite das suas capacidades.

O novo terminal deverá estar operacional em 2019 e irá aumentar a capacidade total de Tanger para mais de 9 milhões de TEU anuais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill